Page Title
Redução de estoque e aumento de capacidade
Nosso cliente indicava problemas na capacidade em uma linha de prensas com a necessidades de otimizar o tempo de troca de ferramenta. Mesmo com equipe exclusiva para a atividade e programação em lotes maiores e com menos troca, o problema persistia.
O Desafio
-
Restrição de investimentos;
-
Qualificação dos colaboradores quanto a metodologia SMED;
-
Tempo de implementação da melhoria
A Proposta
Após a observação da realização do setup, decidimos pela utilização da ferramenta SMED (Single Minute Exchange of Die). Com tempo médio para troca em 95min, após consulta dos dados históricos e validação durante observação. Os elementos internos e externos foram mapeados, abaixo um exemplo de uma das máquinas que apresenta tempo de troca de 80min.
O Resultado
Seguindo a metodologia, estudamos cada elemento de setup, e os convertemos em internos em externos. Para o exemplo acima, houve uma redução no tempo de 47%. Veja a ferramenta com estado futuro.
Como resultado final, obtivemos uma redução de 62% no tempo médio de troca, elevando a capacidade produtiva na linha de prensas entre 15% a 20%. O plano de produção foi revisado, reduzindo o tamanho dos lotes produzidos, o que impactou na redução de estoque